Festa de aniversário tem que ter bolo. E nas comemorações do aniversário de 162 anos de Teresina não podia ser diferente.
No sábado, dia 16 de agosto é aniversário da Cidade de Teresina-PI e os teresinenses estão convidados para participar de uma grande festa, com direito a bolo (o bolo terá 235 kg), na praça do Poty Velho, a partir das 16 horas.

O que funcionará?

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas/PI) comunica que, em virtude do aniversário de Teresina, dia 16 de agosto, as lojas do Centro da capital estarão fechadas.

As lojas do Riverside funcionarão em horário normal, das 10h às 22h. Já o Teresina Shopping funcionará em horário especial. As lojas abrirão às 14h e encerram as atividades às 20h. O Hiper Bompreço estará fechado. Já as lojas de alimentação e parque, funcionarão das 10h às 22, o espaço família de 12h às 21h e o cinemas a partir das 13h40. Os supermercados Extra e Pão de Açúcar de Teresina estarão fechados na data.

Venham conhecer!

teresi35

Comida típica

As Comidas Típicas – Outros destaques aparecem no acompanhamento da galinha que são a paçoca (carne seca pilada com farinha), a Maria Isabel (arroz misturado com carne seca), o baião de dois (arroz misturado com feijão novo) e o sarapatel (confeccionado com carne, fígado, coração e rim de porco). Destacam-se também comidas populares como a buchada de bode e a panelada, servida nos mercados públicos.

A Gastronomia é tão forte que ocorre o Festival Gastronômico Cabritos & Cordeiros, especializado em pratos de caprinos e ovinos. Somente em 2008 não ocorreu o evento, em todos os restaurantes especializados em comidas típicas.

Apesar de todas essas especiarias famosas e deliciosas a estrela de todas fica com os derivados do caju: o doce e a famosa cajuína (bebida sem álcool, clarificada e esterilizada, preparada a partir do suco de caju, apresentando uma cor amarelo-âmbar, resultante da caramelização dos açúcares naturais do suco).

Artesanatos – Teresina é conhecida por seu artesanato, principalmente pela arte santeira em madeira.

O artesanato em cerâmica também é outra tradição teresinense, produzindo peças belíssimas. O bairro Poti Velho, situado na confluência dos rios Parnaíba e Poti, é um tradicional pólo de produção deste tipo de arte. A temática é variada e eclética, passando por utensílios decorativos e de uso diário e esculturas sacras e profanas.

 Fontes:   portalsaofrancisco.com.br / 180graus.com/

Obs: Esta matéria foi gerada para o site Por Dentro da Mídia, sendo produzida pela da Agência Alternative.