Não é nada fácil manter hábitos alimentares saudáveis com a correria e o estresse diários. Sem horário fixo pra se alimentar, a maioria das pessoas acaba substituindo as principais refeições do dia por lanches rápidos. Tem gente que até come em frente ao computador porque não pode perder tempo em meio a tantas cobranças.

O problema é que essas refeições são ricas em calorias e bastante gordurosas. O consumo de guloseimas, refrigerantes, salgadinhos e petiscos não faz nada bem à saúde. Da mesma forma que ficar várias horas sem comer provoca uma redução da taxa de glicose sanguínea (hipoglicemia), que pode causar perda ou diminuição da concentração e da atenção.

Para ter hábitos saudáveis no trabalho e conseguir um bom rendimento, procure incluir alimentos no café da manhã, como pão integral, granola e mel que fornecem energia ao organismo e aumentam a disposição. Não deixe de comer frutas, porque elas são uma importante fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Então quais são os lanches mais indicados para consumir no trabalho?

Não é difícil separar as coisas que você tem que comprar no supermercado:
Barras de cereais – as marcas Nature Valley Granola, Nutry Organic, Ebar, Quacker Kids, Supino, Levittá e Airon são boas opções; procure também barras com quinoa e gergelim.

Biscoitos e pães – Entre os cookies, procure os orgânicos e integrais, com aveia ou quinoa, das marcas Jasmine, Vitao, Nutry, Ativia Fibras e Native. Outras boas pedidas são as torradas integrais Marylan, os bolinhos Suavipan, os pães Bisnaguinha integrais e a sua marca preferida de biscoitos de arroz.

Salgadinhos – Os de arroz integral Rozen são ótimos. Você pode levar também pipoca salgada (light!) e biscoito de polvilho e garantir um lanche saudável.

Chocolate – Os clássicos Bis são doses pequenas (desde que você não coma o pacote inteiro de uma vez só), o Chocosoy tem a vantagem da soja e o Choco Pop combina pipoca com chocolate, deixando a guloseima mais leve. Prefira o chocolate amargo, que é muito mais saudável.

Sementes – Separe porções de 20 a 40 gramas de sementes (como abóbora e girassol) e frutas secas, mudando a combinação a cada dia. Prefira as sementes não torradas ou salgadas.

Frutas – Maçã, pêra, ameixa, banana, uva e frutas secas são as mais fáceis de levar, mas você também pode acomodar caquis e abacaxi picado em potinhos.

Bebidas – Sucos de soja (Ades, Shefa) e de fruta (Ceres, Sufresh, Maraú, Yakult), além da água de coco, merecem um espaço no seu lanche.

Leite e derivados – Achocolatados, queijo Polenguinho com fibras e cálcio e leite fermentado (Yakult ou Chamyto) podem ser levados na bolsa. Se você tiver acesso a uma geladeira, não esqueça de incluir iogurte de frutas no seu lanche.

Ahhh e não esqueça beba muita água, essa bebida é essencial !