Para quem acompanha as notícias tecnológicas, pode ter notado que cada vez mais os desktops estão ficando encalhados, enquanto notebooks e tablets cada vez ganham mais espaço no mercado.

Para os amantes de joguinhos simples, porém bem elaborados e divertidos e que precise de mobilidade, mas sem aquele ‘peso’ com certeza prefere o tablet, além da leveza com ele você poderá executar muitas tarefas sem problema algum, caso ele seja dual ou quad-core.

Os notebooks para não perderem mercado acabaram evoluindo passando a se chamar ultrabooks.

 

Mas qual a real diferença entre notebook e ultrabook?

Notebook ou laptops como são conhecidos fora do brasil, muitas vezes possuem telas de LCD iluminadas por LED ou até mesmo telas de LED para modelos mais novos, HD’s que variam de 500GB a 1TB sempre rodando a 5400RPM para que a bateria seja poupada otimizando o máximo o seu uso e por ultimo pesam entre 2Kg à 2.8Kg.

Já os Ultrabooks, possuem uma construção muito mais leve, alguns possuem carcaça de alumínio o que reduz e muito o seu peso e você poderá achar ultrabooks com até no máximo de 2.2Kg aproximadamente.

Muitos processadores que equipavam notebooks, poderão ser encontrados em ultrabooks, porém são de uma geração muito mais nova, correções de bugs e etc, suas telas sempre são de LED e muitos possuem Full HD, e também são equipados com um disco de estado sólido ou SSD que varia muito de tamanho fora o HD normal que geralmente é de 1TB para modelos mais tops de linha.

Se comparado com um HD normal de 7200RPM que equipam alguns notebooks, a diferença de desempenho de enorme. Você poderá notar isso logo na inicialização do seu sistema que chega a ser cerca de 2.5 segundos mais rápido do que o HD normal.

Depdendno da marca que você for comprar, poderá encontrar ultrabooks numa média de R$ 1.800 com um desempenho bem satisfatório dependendo do que você irá fazer com ele.

 

Mas um ultrabook pra jogos, é melhor que um desktop para jogos?

A resposta é NÃO!

Apesar da evolução das peças para mobile, mas itens como processador, memoria e placa de vídeo SEMPRE terão seu desempenho muito reduzido em relação a mesma configuração de um desktop.

 

Mas por que isso acontece?

Notebooks e Ultrabooks, são computadores portáteis e acredite, ninguém está afim de se queimar depois de algumas horas jogando e por mais que suas carcaças evoluam com o tempo, mesmo assim a sua dissipação de ar quente dos componentes sempre será inferior a de um desktop.

Mesmo que você compre um ultrabook que realmente esquente bem pouco, os componentes como processador e placa de vídeo terá seu desempenho reduzido para evitar qualquer tipo de problema com o aquecimento.

Com certeza você já deve ter ouvido falar da Alienware, certo? Ela é uma empresa subsidiária da Dell especialista em Desktops e Notebooks/Ultraboos para jogos e acredite, por mais desempenho que seus portáteis tenha, sempre seus componentes vão ter essa redução de desempenho para evitar qualquer problema com aquecimento.

O pessoal da Anandtech fez alguns testes comparando uma nVidia GTX 780 e GTX 780M e uma AMD Radeon HD 7970 e 7970M e vocês poderão ver abaixo a diferença entre as placas de vídeo:

8717895814183951-t640 8717895814184022-t640 8717895814184213-t640

8717895814184452-t6408717895814184430-t640

Notaram a diferença? É realmente não dá pra comparar e outros pontos positivos que ficaram do lado do desktop foram:

– Baixo custo para montagem

– Baixo custo de manutenção

– Possibilidade de upgrade quando e como a pessoa desejar

– Desempenho muito superior ao notebook/ultrabook para jogos

O único ponto a favor dos portáteis foi a portabilidade uma vez que você poderá leva-lo para qualquer lugar e jogar a vontade, mas lembre-se que o desempenho não será o mesmo do desktop.

Para você ter uma ideia melhor da diferença de desempenho entre as placas de vídeo para desktops e para os portáteis, veja os dados das mesmas placas testadas acima.

Yt9vFvI OglkAA7

Então galerinha, se você quer ter ótimos gráficos e um ótimo desempenho, comprem um desktop 😉