Como havia dito no post anterior Comprar notebook para jogar vale a pena? notebooks/ultrabooks tem o desempenho de seus componentes reduzidos para evitar problemas com aquecimento, mas e os notebooks normais também sofrem com isso?

A resposta é SIM!

Por mais que os componentes tenha uma redução em sua velocidade e suas placas de vídeos sejam bem mais fracas, apenas para assistir vídeos em HD ou até mesmo capaz de proporcionar a você alguma diversão com jogos bem mais simples, mas esses componentes esquentam do mesmo jeito que um notebook feito para gamer.

Usar o notebook no colo como a grande maioria das pessoas fazem, também contribui para um aquecimento ‘involuntário’ da sua máquina. Isso acontece porque quando colocamos o notebook no colo sem querer acabamos tampando as saídas de ar necessárias para evitar tal problema.

Notebooks que utilizam processadores da AMD tendem a esquentar muito mais em relação aos processadores da Intel, e por mais que você tente acabar com esse problema, o máximo que você conseguirá é ameniza-lo. Muitas pessoas que possuem notebooks com processadores AMD reclamam do superaquecimento depois de um tempo.

Para quem conhece ou já teve notebooks da HP das séries DV2, DV4, DV6 e DV9 sabe muito bem que esses notebooks são muito bons, mas são ótimos para utiliza-los como grill, chapa para fritura, aquecedor de inverno, sanduicheira para misto quente e etc…

Brincadeiras a parte, esses notebooks esquentam demais e se você pretende comprar um para utiliza-lo no colo, esqueça. Você poderá ter sua perna queimada por ele, já que a saída de ar dessas séries ficam embaixo do  aparelho e se você coloca-lo no colo, tampara as saídas e ganhará uma bela queimadura.

Mas o que o superaquecimento pode fazer com a minha máquina?

Depois de um tempo você terá de comprar outra máquina por causa desse problema e se você for um dono desleixado, ai que seu notebook terá a vida útil dele bem reduzida. Com o passar o tempo, o cooler do notebook acaba ficando sujo o que dificulta o resfriamento do processador e chip de vídeo e quanto mais tempo você demorar para limpar, a situação do seu portátil ficará cada vez pior.

12f40fcb_a7cd_920d_24df_747a579ce73d_2c5989a1

Foto de um cooler de notebook extremamente sujo

Aos poucos seu notebook começará a desligar sozinho do nada, a travar o seu sistema operacional e erros ocorrerá no sistema durante o seu uso, fora que a bateria dele terá sua vida útil muito reduzida já que especialista e técnicos dizem que uma máquina que esquenta demais e passa esse calor para bateria, acaba estragando seus componentes mais rápido.

Fora o problema da bateria, você também poderá ter o famoso problema de BGA (Ball Grid Array)Esse problema ocorre quando sua máquina trabalha sempre em temperaturas muito altas por várias horas ou dias seguidos.

A principio você não notará nada, mas com o tempo, começará a ter falhas no vídeo de seu notebook até o momento que ele para de funcionar e para resolver esse problema, só fazendo uma resolda da bga e seu notebook voltará a ser como era quando saiu da fábrica.

Viu só o tanto de problema que o superaquecimento pode causar em seu portátil? Por mais que você ache que uma limpeza que custe cerca de R$ 150,00 é cara, é bem melhor do que pagar cerca de R$ 400,00 para fazer a resolda da bga.

Abaixo um vídeo de como é feito o procedimento da resolda da BGA

 

 

Mas o que posso fazer evitar esses problemas de superaquecimento?

Se você pretende utilizar seu portátil no colo, existe mesinhas para que você possa utiliza-lo sem nenhum problema e ajudará no resfriamento do seu notebook, já que algumas possuem cooler para resfria-los.

Agora se você pretende usá-lo em uma mesa, poderá comprar um suporte, seja ele com cooler ou não, pois como ele não ficará no colo, o suporte deve deixá-lo suspenso apenas com as saídas de ar inferiores livres ou se preferir, poderar comprar um suporte com cooler para deixá-lo mais resfriado, mas já aviso que nem sempre um suporte com cooler é sinal de que seu notebook trabalhará mais fresco.

Outra forma de evitar o superaquecimento é sempre ficar atento as saidas de ar do seu notebook, e quando notar que elas estão com muito pó, é recomendável que leve-o a uma assistência técnica para efetuar a limpeza do seu cooler e troca da pasta térmica.

Uma outra dica muito boa é baixar softwares de monitoramento de temperatura e sempre ficar atento a eles e se as temperaturas ficarem sempre muito acima do normal, é melhor procurar o porque disso.

Dois softwares bons para isso são o CoreTemp e Crystal Disk Info

O primeiro, serve para monitorar a temperatura do seu processador e o segundo monitora a temperatura de seu HDD, uma vez que um HDD que esquenta demais também não é nada bom e pode afetar o desempenho do seu notebook também.

Abaixo um print de cada programa tirado de uma máquina com sérios problemas de superaquecimento

crystal-disk core-temp

Notaram o processador a 81ºC e o HDD a 60ºC?

Com certeza esse notebook precisa de uma assistência o mais rápido possível.

Então pessoal fiquem espertos para não perderem seu notebook.

Se você for dono de algum notebook da HP e possui alguma das séries citadas acima, existe um tutorial no próprio fórum da HP que ajudará você a melhorar um pouco as temperaturas do seu notebook.

Undervolting – A solução para o superaquecimento