Em 2007, a ONU estabeleceu que no dia 17 de maio, seria comemorado o Dia Internacional da Internet. Por ser um serviço de comunicação, ficou estabelecido também, que de forma conjunta, os dias da Sociedade de Informação e Telecomunicações,seriam englobados no Dia Mundial da Sociedade de Informação. Esta iniciativa,que começou com 22 países, pretende promover a reflexão sobre as potencialidades das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

tecnologiaQuando a Internet surgiu, nos anos 60, no auge da Guerra Fria, sua função era proteger o banco de dados do Departamento de Defesa americano. Seu nome ainda era ARPAnet. Nos anos 80, com o enfraquecimento da URSS, o governo americano encontrou uma outra utilidade para a sua rede de computadores: interligar laboratórios e universidades nos EUA e mais tarde, em outros países. Foi nesse contexto que surgiu o nome Internet.

Muitos avanços foram feitos até que, em meados dos anos 90, a Internet teve seu estouro. Governos, empresas e pessoas no mundo todo passaram a se interligar através da rede mundial de computadores. Hoje, passado pouco mais de uma década, a Internet faz parte do cotidiano de todos. Mais do que interligar máquinas, a rede interligou pessoas, transformando as relações sociais e econômicas, e diminuindo distâncias.

Fonte: Portal Pompeu UMG