Hoje me dia é muito comum as pessoas possuírem um roteador sem fio em suas casas e os dispositivos que estão chegando agora no mercado, por obrigação já vem com essa conexão o que facilita e muito a movimentação dentro de casa ou da empresa.

O problema é que as vezes, quando possuímos um aparelho de telefone sem fio, e entramos na área de cobertura do wi-fi, escutamos alguns ruídos chiados e outras interferências que antes não existiam, e por mais que nós tente saber o porque disso achando que é o aparelho não conseguiremos.

Isso acontece, porque o sinal do wi-fi está “brigando” com o sinal do seu telefone sem fio, e se você prestar bem atenção além da sua ligação ficar com uma péssima qualidade, a velocidade da sua internet também cairá e só voltará ao normal após desligar o aparelho.

Para evitar isso existe duas maneiras simples e práticas:

1 – Se o seu telefone tiver a mesma frequência do seu roteador (geralmente 2.4GHz), você pode colocar o seu roteador para trabalhar em canais maiores e seu telefone sem fio em canais menores, assim você evitará qualquer tipo de interferência causada por ambos.

– No seu telefone sem fio, procure pelo botão Channel e vá apertando esse botão até você parar de ouvir as interferências ou elas diminuírem.

– No seu roteador, entre em suas configurações (para isso digite 192.168.0.1 ou 10.0.0.1) em seu navegador, pois estes geralmente são os endereços de IP utilizados pelos fabricantes e entre com o nome de usuário e senha, geralmente esses dois vem junto com o manual do roteador.

 

Procure pelas configurações do wireless:

config-1

Clique na imagem para ampliar

 

– Após clicar no botão, abrirá uma página de configuração do seu wireless, como: Senha, Tipo de segurança, Nome da SSID, Canal e etc.

config-2

Clique na imagem para ampliar

 

– Clique na caixa de seleção onde está Channel e coloque um valor alto (geralmente 12 é o máximo, pode ser que tenha mais canais) clique em Apply ou Save (varia muito de roteador para roteador o botão para salvar configurações) e o seu roteador será reiniciado.

– Depois que ele voltar ao normal, pegue seu telefone sem fio e faça um teste. Aqueles ruídos e interferência se não tiver acabado, com certeza terão diminuído bastante.