Um aplicativo para celular que ajuda a controlar os horários em que o paciente deve tomar seus medicamentos; um robô que rastreia pessoas em escombros e desabamentos; um copo que controla a quantidade de bebida alcoólica ingerida e avisa a hora de parar; uma cadeira inteligente que corrige a postura, indicando o modo correto de sentar; e um despoluidor de rios que remove resíduos sólidos. Essas são algumas das 200 invenções que serão apresentadas na 33ª edição da Feira de Projetos Futuristas – ProjETE 2013 , que ocorre de 3 a 5 de outubro, durante a Semana da Eletrônica da ETE FMC – Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí/MG.

O evento reúne projetos das áreas de automação, eletrônica, biomédica e telecomunicações voltados para aplicação em saúde, informática, inclusão, resgate, aeronáutica, trânsito, sustentabilidade, prevenção de acidentes e esportes. Com foco em inovação e criatividade, as invenções foram desenvolvidas por alunos do Ensino Médio e Técnico, entre 15 e 17 anos, e do curso Técnico Noturno, da ETE.

Há 10 anos, os melhores projetos são selecionados para participar da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo, considerada a maior feira de ciência e engenharia no País, voltada para estudantes pré-universitários.

Veja detalhes de alguns projetos

• Smart Medicine: Aplicativo para celular ou tablete. Por meio da plataforma Android, ajuda a controlar os horários em que o paciente deve tomar seus medicamentos. Um leitor de código de barras auxilia na liberação da dose, para evitar risco de erros.

• Rastreador de Pessoas em Escombros: Pequeno robô rastreia pessoas presas em escombros e desabamentos. Capaz de passar em lugares estreitos. Faz leitura de calor do ambiente em que a vítima se encontra.

• Despoluidor de Rios: Remove resíduos sólidos em canais de água utilizando pás mecânicas, eletronicamente controladas. 

• Tapete de Auxílio a Crianças (TAC): Um tapete conectado a um videogame orienta a movimentação de crianças com deficiência visual e, por meio de um software, ensina a executar tarefas do dia a dia.

• Plataforma de Salto: Sistema de sensores monitora saltos de atletas, em tempo real, e mede também a pressão do impulso e tempo de voo.

• Armário controlador de remédios – Ajuda a armazenar remédios em farmácias de hospitais, controla estoque e datas de validade. Os remédios só podem ser retirados com senha.

• Bebidas alcoólicas – Copo que controla a quantidade de bebida alcoólica ingerida e avisa a hora de parar.

O projeto da Cadeira Ortostática Dinâmica - C.O.D. conquistou na Febrace 2013, o 2º lugar na categoria Engenharia (geral) e recebeu o prêmio da Yale Science Engineering Associação Inc, dos Estados Unidos Foto: Divulgação

O projeto da Cadeira Ortostática Dinâmica – C.O.D. conquistou na Febrace 2013, o 2º lugar na categoria Engenharia (geral) e recebeu o prêmio da Yale Science Engineering Associação Inc, dos Estados Unidos
Foto: Divulgação

Fonte: Terra