Você com certeza já deve ter ouvido falar “Faz uma desfragmentação no HD que você vai sentir uma melhora no desempenho do seu PC!”

Mas afinal de contas, o que é desfragmentação de HD ou desfragmentação no disco?

Quando instalamos programas em nosso computador, eles ficam alocados em um determinado espaço do HD e quando desinstalamos um determinado programa, o espaço que era ocupado por ele acaba ficando vago.

Se fica um espaço vago, então é bom, não é?

Por um lado sim, pois você ganhará mais espaço em seu HD por outro não será muito bom porque se o programa que você desinstalou, ocupava 2GB de seu HD e você instalou um programa que necessita de 8GB, o novo programa colocará uma parte dele nesse espaço vago de 2GB e o restante dos 6GB ocupará outro espaço. Com o pessar do tempo, você notará que seu notebook está ficando muito lento para abrir programas mesmo que você possua uma excelente configuração.

É ai que entra o desfragmentador de disco. O Windows por padrão vem com um desfragmentador bem enxuto que mal melhora o desempenho ou desfragmenta seu HD decentemente, então o jeito é partir para um desfragmentador alternativo.

Para que utiliza Linux não precisa se preocupar com isso, porque o sistema executa uma desfragmentação automática procurando deixar seu sistema sempre o mais rápido possível.

Antes de mais nada, se o seu HD estiver muito cheio, ou muito danificado (com bad blocks) ou batendo agulha (significa que seu HD está para pifar) você não sentira muito efeito após a desfragmentação, uma vez que esses fatores influenciar e muito no desempenho final do HD.

Realize limpezas regulares em seu HD e aconselho utilizarem o CCleaner. Além de muito leve, retira tudo que é desnecessário como: Arquivos temporários, cache de vídeos entre outras coisas do seu HD melhorando assim seu desempenho e lhe deixando mais espaço livre no seu HD.

O CCleaner por padrão quando executado ele também apaga o histórico de seus navegadores, para evitar isso, antes de executa-lo, se não encontrar o seu navegador na aba Windows clique na aba Programas e desmarque a opção Histórico da internet.

Outra dica importante, não é preciso você colocar mais de um programa de desfragmentação de HD em seu PC, apenas um já dá conta de todo o recado.

Abaixo uma lista com ótimos desfragmentadores de disco.

O&O Defrag – Excelente desfragmentador, com opção para agendar a desfragmentação e vários tipos de desfragmentação.

Defraggler – Suporte a SSD, Windows 8.1, além de ser leve e procurar desfragmentar seu HD o mais rápido possível.

Smart Defrag 2 – Promete desfragmentação super rápida e estável, otimizando ao máximo seu HD.

Fragger – Simples, leve, com opção para desfragmentar pequenos arquivos

Auslogics Disk Defrag – Em testes realizados, desfragmentou 150GB em 15 minutos.

Até a proxima dica pessoal 😉