A tecnologia móvel invadiu o mercado brasileiro nos últimos anos e a cada dia está cada vez mais crescente pela falta de tempo e a correria do dia-a-dia que as pessoas têm ultimamente. Para facilitar ainda mais, muitas operadoras oferecem vários tipos de pacotes para se navegar on-line e de forma ilimitada o que ajuda ainda mais pessoas “heavy user” de internet que precisam está sempre conectadas.

Antes o celular que era utilizado apenas para realizar/receber chamadas e mensagens, hoje é utilizado para muitas coisas como: tirar fotos, enviar e receber mensagens, realizar a gravação de vídeos e principalmente para navegar n internet e até mesmo realizar compras on-line onde quer que você esteja.

Ter um site ou uma loja virtual que se adapte a esse público mobile hoje em dia, é mais do que essencial principalmente para o conforto que a pessoa que acessar seu site ou loja terá para ver notícias, fotos, produtos, vídeos e etc. Hoje em dia seu site precisa se adaptar a qualquer estrutura, pois agora a vez é dos dispositivos móveis e não mais dos desktops como era alguns anos atrás.

Um gráfico da Demand Force revelou que até o final de 2013 teremos mais pessoas acessando os sites através de seus dispositivos móveis do que através de seus computadores e outra pesquisa realizada pela gigante Google, mostra que usuários que acessam seus sites preferidos ou não e eles não possuem otimização para dispositivos móveis, cerca de 50% ou mais, deixarão de visitar o site novamente pelo fato dele não funcionar corretamente no dispositivo e a pessoa acabar perdendo mais tempo procurando uma determinada informação que ela encontraria muito mais fácil se estivesse em seu desktop ou notebook. E se você acha que o e-commerce escapou disso, está muito enganado, porque a pesquisa também aponta que 2 em cada 3 usuários preferem continuar comprando em uma loja que tenha sido otimizada para dispositivos móveis.

Veja o que mais a pesquisa aponta:

  • 78% desejam um caminho rápido para a informação que eles querem, exigindo o mínimo de cliques possível;
  • 76% querem um “ajuste melhor na tela do smartphone” (design responsivo);
  • 74% querem se deparar com um design limpo e eficiente;
  • 73% querem poder salvar informações para possíveis referências futuras;
  • 69% não querem ter que ficar “utilizando a pinça” pra navegar e ficar rolando de um lado pra outro. Ele quer ver botões e textos maiores.

Seu site ou sua loja é seu cartão de visita na internet e não adianta você querer um cartão de visita “arroz com feijão” porque o mercado hoje pede muito mais que isso e se você não se adaptar a ele, acabará perdendo seus clientes, pois eles acharão que você não está se preocupando com todo tipo de público que possa acessar seu site.

Não pense você que seu site em flash possa se sair melhor nesse quesito, porque você estará completamente enganado.

Sites em flash podem até ter excelentes efeitos, porém não passa disso. Além de serem muito pesados na hora de carregar todas as informações, são extremamente ruins para indexá-los aos sites de buscas pelo simples fato de não ter como alterar as tags mais comuns utilizadas em um site normal. Se você possui um site em flash e ele aparece nas buscas do Google isso é ótimo, porém quanto tempo você levou para que ele aparecesse nos resultados de buscas?

Um site bem feito, bonito e interativo para o seu público seja ele visitado em um computador ou em dispositivos móveis, além de você ganhar muita credibilidade com seus clientes, mostrará que você se preocupa com todas as pessoas que acessam seu negocio.

 

infographic-Get-Moving-Why-You-are-Already-Losing-if-Your-Site-is-Not-Mobile-Friendly