Como qualquer produto, a criação de um website, seja ele um e-commerce, um portal de notícias ou até mesmo um blog, demanda uma análise constante de desempenho para verificar a sua efetividade. Para isso, existe uma série de ferramentas de monitoração, conhecidas no mundo da tecnologia como Web Analytics.

Com as ferramentas de web analytics é possível medir, coletar e analisar os dados de navegação dos usuários de um website, com o objetivo de conhecer seu comportamento e preferências. A partir da análise dos dados, é possível definir novas estratégias com o objetivo de otimizar a rentabilidade do website.

Um conceitos-chave para entender como as ferramentas de web analytics podem ajudar a aumentar a rentabilidade do seu website nada tem a ver com tecnologia, mas sim com economia. O retorno sobre investimento (ROI, na sigla do inglês) é a relação entre o dinheiro ganho com o site e o montante investido para se chegar a esse resultado. De forma simplificada, se você ganhou mais do que gastou, o ROI é positivo.

 

Rentabilidade de sites

Para analisar a rentabilidade de sites (independente do tipo) é fundamental ter à disposição as ferramentas de web analytics. A partir dos dados coletados pelas ferramentas, é possível analisar não só o valor de um site como um todo, mas de cada uma de suas páginas – recurso muito útil para sites de e-commerce.

Um recurso disponível nas ferramentas mais completas permite que você inclua informações relacionadas a campanhas de divulgação, como gastos com links patrocinados, banners e mídia social. Com esses dados, a ferramenta consegue, por exemplo, identificar quais desses investimentos estão dando mais resultado, permitindo que o dinheiro seja investido nas campanhas mais rentáveis.

Algumas ferramentas permitem ainda que você monitore a repercussão de sua marca em redes sociais e o acesso às páginas via celular. Além disso, possuem inteligência para cruzar todos esses dados, produzindo relatórios mais completos e facilitando a interpretação das informações.

Foto Reprodução

Foto Reprodução

Fonte: iG São Paulo