Quando o celular surgiu no mundo foi algo revolucionário e até duvidoso, pois até então ninguém acreditava que era possível você andar com um “telefone” para qualquer lugar e quando e que ele pudesse efetuar ligações sem problema algum para qualquer outro telefone.

Quem saiu na frente dessa disputa foi a Ericsson que reuniu todas as tecnologias desenvolvidas para época e por fim criou o primeiro celular chamado de Ericsson MTA. Já na questão de mobilidade, era um ponto bem negativo a menos que você tivesse um carro, pois ele pesava 40 quilos e o custo de produção desse aparelho também não era algo muito barato.

Em 1973 a Motorola lançou o seu primeiro celular batizado de Motorola Dynatac 8000X que foi a revolução para a época. O aparelho pesava apenas 1 quilo, tinha 25cm de comprimento e 7cm de largura e sua bateria durava cerca de 20 minutos.

A Rockstar alguns anos depois, lançou um jogo conhecido como GTA Vice City que mostrava a cidade de Miami na década de 1970 à 1980 e alguns personagens do jogo tinham esse “Celular” para se comunicarem.

primeirocelular

Motorola Dynatac 8000X

O tempo passou e o celular chegou no Brasil. Em 1990 o Motorola PT-550 era muito mais compacto do que o Dynatac 8000X e era muito mais fácil de carregá-lo para os lugares ou guarda-lo no bolso.

wpid-eliomarpt550

Motorola PT-550

Desde então o celular foi ficando cada vez menor e mais cheio de funções. Antes se as pessoas utilizavam o celular apenas para realizar/receber ligações e enviar mensagens, hoje em dia as pessoas utilizam seus celulares ou smartphones para praticamente tudo. Redes sociais, pagar contas, escutar musica, tirar fotos entre outras funcionalidades e aplicativos que ajudam muitas pessoas hoje em dia na correria do dia-a-dia.

Hoje vou destacar pontos essenciais para que você possa acertar na hora de comprar o seu smartphone e poder desfrutar ao máximo dele, seja para tirar fotos, fazer vídeos ou até mesmo jogar sem nenhuma preocupação com travadas inesperadas ou erros devido a falta de memória. Então, vamos lá?

 

camera  Fique atento com a câmera

Se você gosta de tirar muitas fotos e sempre posta em redes sociais ou até mesmo depois as revela para fazer o seu álbum de fotos, saiba que escolher um aparelho que possua uma câmera de 10Megapixels não significa que a qualidade da sua foto será maravilhosa levando em conta que Megapixel é apenas uma medida de tamanho. O que fará com que sua foto tenha uma qualidade excelente é a ótica da lente e o sensor que possa processar essa imagem. Os Megapixels apenas lhe ajudará caso você queria ampliar a imagem até uma determinada resolução.

Um smartphone com uma câmera de 2Megapixels tem uma boa resolução para a foto e a qualidade da mesma dependendo de vários fatores onde você tirou a foto que contribuirá para que sua foto saiba boa ou não.

Outro fator importante é os smartphones que possuem 2 câmeras. Uma sempre tem mais Megapixels que a outra e vocês sabem o por que? A câmera interna como é chamada, é utilizada para vídeo conferência ou para tirar fotos de si próprio, e a externa é muito utilizada como scanner, fotos externas, vídeos externos entre outras funcionalidades que existam para ela, por isso que ela tem uma qualidade de imagem (principalmente para vídeos) bem melhor do que a câmera interna.

Eu disse um pouco acima que a câmera externa é utilizada como scanner, pois muitas pessoas que possuem o aplicativo de seu banco instalado em seu smartphone, pode utilizar a câmera externa para fazer a leitura do código de barras de um boleto bancário por exemplo e assim realizar o seu pagamento e se você possuir uma multifuncional com wifi, bastará apenas imprimir o comprovante de pagamento do mesmo.

Quer fazer aquelas fotos panorâmicas? Existem aplicativos que irá lhe ajudar a criar fotos assim com a galera para marcar um momento de descontração.

Se você gosta de gravar vídeos para postar na internet e quer que seu vídeo seja em HD, procure saber mais sobre o aparelho e se a câmera oferece suporte a vídeos com qualidade HD, porque de nada adianta você comprar um aparelho caro e ele não gravar em HD.

 

cardreader2 Procure saber mais sobre o armazenamento

Se você é o tipo de pessoa que quer carregar quase tudo que está em seu PC ou Laptop em seu smartphone, procure comprar aparelhos que possam expandir o seu armazenamento, porque a grande maioria vem de fábrica com um espaço para armazenamento de dados de 4GB em média.

Existem aparelhos que possuem mais, mas não é a maioria, por isso que coloquei uma média de 4GB que são divididos entre o Sistema Operacional e aplicativos que já vem instalados em seu aparelho. Entã imagina só você com apenas 3GB tirando a instalação e os aplicativos pré-instalados para colocar suas músicas, salvar suas fotos, salvar os seus jogos e vídeos? Acredito que tirar no palitinho o que você deve passar para o aparelho não vai ajudar muito você.

Muitos aparelhos no mercado suportam cartões com 32 até 64GB e com certeza com um espaço desses você poderá carregar suas músicas, filmes sem nenhum problema para onde você for fora que poderá salvar suas fotos em resoluções maiores se ficar se preocupando com o espaço.

 

smart_phone_icon Nem toda tela touch é igual

Muitos aparelhos vendidos hoje, até mesmo os mais simples que são touch screen possuem tela capacitiva e tem uma calibragem perfeita e funcionam super bem até com um toque super suave, mas como muita gente quer economizar, acabam comprando aparelhos chineses que ainda possuem tela resistiva mesmo sendo touch screen. Há também os que possuem telas multi touch e outros não.

A diferença entre as duas é que a resistiva você precisará calibra-la sempre, porque depois de um tempo ela não terá mais aquela calibragem de quando você comprou o aparelho, por isso você sempre precisará calibra-lá e a capacitiva não precisa disso. Ela funcionará perfeitamente até o última dia de vida do aparelho, sem a necessidade de ficar calibrando.

As telas multi touch são telas que podem ser tocadas por mais de um dedo ao mesmo tempo. Suponhamos que você baixe um aplicativo para tocar piano, e precisará utilizar todos os dedos para produzir uma boa música correto? Nas telas multi touch você poderá utlizar todos os seus dedos sem problemas algum, pois ela entenderá que existe outro ou outros ponto de contato na tela e as telas normais sem multi touch, apenas entenderá um ponto de contato na tela.

 

connection_r_seaux_bagg_s Veja se as conexões lhe atendam 

Conexões como 4G, 3G, USB, Bluetooth, Wi-fi entre outras deverão fazer parte desse pacote para que você possa transferir seus arquivos para outras pessoas, seja através da internet, apenas para passar de um aparelho para outro ou para o seu computador. A grande maioria dos aparelhos hoje em dia possuem conexão USB, Bluetooth e 3G, mas poucos possuem 4G. Se você comprar um aparelho que tenha suporte a conexão 4G, poderá navegar sem problemas em redes 3G já o inverso não ocorre, porque a rede 4G utiliza uma frequência maior de trabalho em relação a rede 3G.

Dependendo do seu aparelho, existem alguns adaptadores que servem para conectá-lo em sua TV, transformando-o em uma central multimídia muito interessante, porque a grande maioria dos aparelhos conseguem reproduzir filmes em HD, se você for jogar é algo que ficará muito mais divertido sem contar que o tamanho do aparelho para ser uma central multimídia conta e muito nesta hora.

Procure saber também se o aparelho possui conexão GPS ou A-GPS que funcione sem a necessidade de conexão com a internet e função roteador. Essa última função serve para que você compartilhe a sua conexão de internet com outros aparelhos ou computadores.

 

battery_charging_080 Vida longa a bateria

Realmente é frustrante quando você precisa usar o smartphone para fazer alguma coisa e a sua bateria já está pedindo para ser recarregada novamente, você mal consegue atender uma ligação sem correr o risco do aparelho desligar e te deixar na mão.

Alguns aparelhos Galaxy da Samsung possuem uma bateria “reserva” que serve para horas de emergência onde não tem como carregar o celular, mas você precisa que ele fique ativo.

Aplicativos como GPS, conexões Wifi, escutar música e tirar fotos consomem muita bateria do aparelho, fazendo com que aquela bateria que foi designada para durar 3 dias, não dura mais que 1 dia e olhe lá.

Então mesmo que você não vá utilizar aplicativos pesados ou passar o dia todo com o aparelho conectado na internet, sempre verifique o que pode consumir muita energia da bateria e caso o vilão do consumo não lhe seja útil para aquele momento, deixe-o desativado, poupando assim alguns minutos ou horas de bateria.

 

memory Memória RAM em excesso não faz tão mal

Você já se deparou que na descrição de alguns aparelhos existe uma quantidade de memória RAM e memória ROM? A memória ROM existe para que tudo em seu aparelho funcione 100% no momento que você inicializá-lo, ela é apenas uma memória para leitura oferecendo dados que estão gravados nela ao seu aparelho. Já a memória RAM é a memória que utilizamos para que os aplicativos, programas, navegadores funcionem seja no seu smartphone ou computador.

Alguns aparelhos vem com 256MB de RAM o que seria um básico, já outro possuem muito mais, mas se você tiver uma boa quantidade de memória e a bateria do seu aparelho não tiver uma boa durabilidade, você terá que carregar a bateria de seu aparelho com mais frequência o que acaba sendo um pouco incomodo. Se você utiliza ou utilizará muitos aplicativos em seu aparelho, é bom comprar um que tenha uma boa duração de bateria e uma boa quantidade de memoria RAM para o perfeito funcionamento de tudo.

 

cpu Rapidez no processamento é excelente

Antes mesmo de existir os smartphones era muito comum se ver e ouvir “Compra um computador com um processador rápido para você jogar sem problemas” e isso até hoje é válido quando se trata de poder de processamento.

Os aparelhos mais simples possuem processador single-core com velocidades que variam entre 800Mhz até 1.5GHz.

Processadores single-core conseguem realizar todas as tarefas que os outros realizam, porém com um pouco mais de dificuldade caso você vá realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Como o próprio nome já diz, single-core é o processador de um núcleo só. Caso você vá jogar enquanto atualiza seus aplicativos, saiba que ao termino da atualização a nova versão do aplicativo baixado será instalado o que exige uma boa demanda de processamento. Você perceberá que seu jogo ou aplicativo ficará lento ou até mesmo travando quando isso acontecer, agora se você for uma pessoa sensata, poderá desfrutar de todo potencial que seu aparelho possui.

Já aparelhos que possuem processadores dual-core conseguem realizar as tarefas com muito mais facilidade sem o problema de travamento, pois eles assim como os processadores quad-core são conhecidos como multi-tarefas podendo processar a instalação de um aplicativo enquanto você joga ou assiste seus vídeos sem problemas com travadas inesperadas.

Os aparelhos que possuem processadores quad-core são excelentes em desempenho. Conseguem cumprir muito bem todas as tarefas “passadas” a ele fora que permite você fazer várias coisas ao mesmo tempo sem consumo excessivo de bateria e conseguir terminar tudo em menos tempo.

Esperamos que com as dicas, você possa comprar um aparelho que melhor lhe atenda em todos os quesitos e que você possa desfrutar ao máximo de seu potencial.

Evite comprar aparelhos de qualidade duvidosa, só porque são mais baratos e são mais “potentes” que é apenas uma fachada, quando você for colocar o aparelho a prova mesmo, notará que nada daquilo que foi informado era verdade.